quinta-feira, 20 de março de 2008

Taxas de juro dos contratos de crédito à habitação voltam a subir em Fevereiro.

Taxas de juro dos contratos de crédito à habitação voltam a subir em Fevereiro.

As taxas de juro implícitas nos contratos de crédito à habitação voltaram a aumentar em Fevereiro, uma tendência que acontece desde Dezembro de 2005 e que se verificou em todos os prazos e destinos dos contratos.
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou em 0,067 pontos percentuais (p.p.) para os 5,669%, "prolongando a tendência de subida iniciada em Dezembro de 2005", revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta evolução foi observada em todos os prazos dos contratos. A taxa de juro nos contratos celebrados nos últimos três meses cresceu para os 5,492%, nos últimos seis meses subiu para os 5,408% e nos últimos 12 meses aumentou para os 5,370%.
Todos os destinos dos empréstimos verificaram aumentos dos juros, em Fevereiro, quando comparados com o mês anterior.
Quanto ao capital em dívida, observou-se igualmente um aumento de 204 euros para os 52.967 euros e o valor médio da prestação vencida aumentou em nove euros nos contratos celebrados nos últimos três meses para os 458 euros. No conjunto dos contratos o valor da prestação média fixou-se nos 350 euros.
"Nos contratos celebrados nos últimos 6 e 12 meses, os valores médios das prestações vencidas foram de 453 e de 458 euros, superiores em 5 e em 4 euros aos valores correspondentes verificados em Janeiro", adianta a mesma fonte.
Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários: